{FERRAMENTAS_PESSOIAIS}

Aporte Pedagógico - WIKIPRESS

WIKIPRESS

Das invariantes pedagógicas

A criança não gosta de sujeitar-se a um trabalho em rebanho. Ela prefere o trabalho individual ou de equipe numa comunidade cooperativa.

Célestin Freinet
Tárcio Meireles

1. Sobre o sistema wiki

1.1       A tecnologia wiki

Por simples definição, um sistema wiki é uma página web, acessada via internet ou rede local, em que seu conteúdo é construído colaborativamente por seus leitores e usuários, sem quaisquer restrições sistemáticas administrativas.

Dentre os sistemas wiki o ambiente de maior destaque é a enciclopédia livre Wikipedia, que se encontra disponível no endereço http://www.wikipedia.org com traduções em mais de 230 idiomas sendo que destes 10 idiomas contém sistemas com um número superior de 125.000 artigos ativos.

A característica notável das ferramentas wiki é a facilidade de edição e a possibilidade de criação de textos de forma coletiva e livre, assim como se faz na Wikipedia e em outros projetos que utilizam wikis.

Tanto o software utilizado nos sistemas wiki, quanto os conteúdos criados a partir da ação coletiva no sistema, são distribuídos com licenças de uso livre. Uma licença de uso livre é um documento que permite a um autor desenvolver uma obra (seja ela um software, texto, áudio, vídeo, fotografia ou imagem) e distribuí-la dando possibilidades a quem interessar, modificar e redistribuir a obra original, alterando seu conteúdo inicial.

Quando se utiliza o termo livrenestes sistemas, entende-se que ao distribuir uma produção sobre estas regras de licenciamento, os possíveis modificadores da obra original não adquirem o direito de impedir a distribuição da obra nem de suas modificações.

Hoje há um grande número de licenças de uso livre, todas elas estão de alguma maneira relacionadas ao movimento do software livre idealizado pela FSF (Free Software Foundation). Dentre os principais projetos desenvolvidos pela FSF estão:

-          O sistema operacional GNU/LINUX[1];

-          A licença pública GPL[2] (para a distribuição livre de softwares);

-          A licença pública GFDL[3] (para a distribuição livre de documentos);

-          O conceito de copyleft.

 

1.2       Sistemas wiki

Existem atualmente diversos sistemas informacionais que baseiam-se no método wiki para seu funcionamento. Dentre estes sistemas os mais conhecidos e utilizados são:

·         Media Wiki (disponível sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/MediaWiki);

·         TikiWiki (disponível no sítio http://www.tikiwiki.org);

·         DokuWiki (disponível no sítio http://wiki.splitbrain.org/wiki:dokuwiki);

 

Cada um desses sistemas tem suas características técnicas variadas (tipo de linguagem de programação utilizada, banco de dados base para seu funcionamento, ferramentas de edição diferenciadas, etc...), tornando-os mais ou menos adequados a cada situação de implementação.

Dentre as características comuns entre eles estão o fato de serem softwares livres, apresentarem baixo custo de implementação e manutenção, e administração simples.

Neste estudo utilizaremos o sistema MediaWiki, sistema utilizado pelo portal Wikipedia e mantido pela wikipedia foundation.

1.3       Vandalismo

Nos sistemas wiki, um ato de vandalismo é caracterizado como uma violação intencional da validade ou estética dos conteúdos apresentados. Por ser um sistema aberto sem um controle hierárquico entre seus usuários, o sistema wiki se torna vulnerável a esse tipo de invasão e destruição.

É muito difícil trazer ao funcionamento desse sistema algum tipo de controle como, por exemplo, um bloqueio técnico de um usuário mal-intencionado. Um controle como esse retiraria a característica chave do funcionamento do sistema: a liberdade de edição[4].

Há duas formas de vandalismos conhecidos no sistema wiki:

§  Vandalismo furtivo – que consiste em modificações sutis dentro de um artigo, a fim de torná-lo impreciso;

§  Vandalismo explícito – que consiste na destruição sistemática e contínua de diversos artigos, acrescentando ou retirando informações além de pichações com vulgaridades e termos ofensivos.

 

Existem ferramentas de controle por software que dão facilidades para qualquer utilizador do wiki poder fazer a reversão de páginas onde notar adição de conteúdo impróprio, inadequado ou vandalismo.

A própria reversão de páginas pode ser considerada como um ato de vandalismo quando realizada com más intenções de danificar um artigo.

Acredita-se que quantidade e velocidade de correções ao vandalismo seja maior que a velocidade de modificações impróprias o que faz com que o sistema não entre em declínio de qualidade de seus artigos. Acredita-se também que esta vantagem para a correção se dá pela diferença numérica superior dos corretores frente aos vândalos.

Dentre as principais ferramentas do sistema que auxiliam na correção de vandalismos estão o sistema de históricos e o sistema de vigilância.

 
   

 

A área de vigilância dá aos usuários que optarem pelo seu registro no sistema, uma aba de artigos vigiados que são monitorados freqüentemente por esse usuário a fim de reger a manutenção periódica desta página, tornando assim a correção mais rápida e eficiente.

Nos sistemas wiki há uma definição muito clara com relação à veracidade das informações exibidas. Nos avisos gerais da wkipedia temos a seguinte passagem sobre tal assunto:

“(...)Esteja ciente que nenhum conteúdo aqui encontrado foi necessariamente revisado por profissionais capacitados especificamente nas áreas de conhecimento necessárias, de modo a poder providenciar informações completas, precisas e confiáveis sobre qualquer assunto (...)

Isso não quer dizer que não encontre muitas informações precisas e valiosas na Wikipédia; no entanto, esteja ciente que a Wikipédia NÃO PODE garantir, de maneira nenhuma, a validade das informações aqui encontradas (...) “[5].

 

1.4       Atualização contínua

Para um sistema de artigos baseados na tecnologia wiki a velocidade de atualização das paginas depende da quantidade de usuários ativos no sistema e do empenho que estes usuários têm em criar e manter as páginas atualizadas. Novamente não há garantias de uma atualização contínua. Um artigo exibido pode muito bem não estar condizente com os fatos atuais. Apesar da não garantia de atualizações contínuas, esta é uma das características mais marcantes do sistema Wikipédia. Nele, por haver um número muito grande editores ativos, as atualizações se tornam muito freqüentes e velozes. Diz-se que artigos da Wikipédia têm velocidades de atualização semelhantes às velocidades de jornais on-line, comparando-se muitas vezes esses artigos á notícias.

2. O sistema wiki no ensino

2.1 Montagem do ambiente wiki escolar

 

Há algumas maneiras diferentes de montagem de um ambiente wiki, variando no tipo de acesso esperado, condições físicas para a instalação, e software suporte ao seu desenvolvimento. Neste estudo, como já citado, utilizaremos o sistema MediaWiki como base. Para seu funcionamento são necessários a utilização de um Servidor web[6] capaz de utilizar a linguagem de scripts PHP[7], e um bando de dados MySQL[8].

Para a construção física do ambiente pode-se utilizar um computador próprio da escola ou pode-se alugar um espaço numa empresa de hospedagem de sítios na internet a preços bastante populares hoje em dia. Supondo-se uma escola com acesso à Internet sem uma máquina disponível apenas para a hospedagem do sistema, supõe-se que a melhor opção seja o aluguel de hospedagem na Internet. Supondo-se uma escola sem acesso à Internet em que as atividades com o sistema wiki se dêem única e exclusivamente na rede de computadores interna da escola, supõe-se que haja uma maquina dedicada ao funcionamento do sistema.

Nos dois casos pressupõem-se a existência de algum tipo de rede de computadores que dê acesso à interação direta dos alunos com o sistema wiki, seja ela baseada na Internet ou não. Esta rede pode muito bem ser a rede interna de computadores de um laboratório de informática da escola, como pode ser também redes de casas de Internet (Lan Houses) conveniadas com a escola para fornecer acesso aos alunos.

Se o ambiente wiki desenvolvido estiver baseado no acesso à Internet, pode-se levar a ação do sistema além do ambiente escolar exclusivamente. O trabalho de criação e manutenção de artigos pode contar com a ação de mais de uma escola com também com a ação da sociedade em que a escola está inserida. No contexto do mundo atual, dificilmente pode-se imaginar o acesso de todos os alunos ao sistema wiki como tarefa de casa. Não há como exigir tal coisa, principalmente no caso brasileiro, em que uma minoria tem acesso doméstico à rede mundial de computadores ou mesmo um acesso contratado numa casa especializada.

 

2.2 Projeto coletivo escolar

Tendo o ambiente wiki desenvolvido e funcional, parte-se para a construção de um projeto pedagógico de sua utilização. No projeto inicial deve-se ter claramente estabelecidas quais as principais motivações para a utilização dessa ferramenta em sala de aula, quais os rumos iniciais e quais os futuros pressupostos para o desenrolar do ambiente.

Obviamente há aqui um grande problema: como controlar a dinâmica de edificação de algo construído de maneira tão esparsa e sem rumo predefinido? Não há uma forma correta de controlar essa dinâmica, tão pouco é aconselhável tornar rígidas estas construções pois se isso fosse realizado, de nada haveria valido o esforço na implementação do projeto. Ao educador não há uma moderação clara, nem um controle coeso de ações, a falta de assinatura de um artigo ou alteração torna o sistema extremamente moldável à vontade de seus utilizadores, no caso os alunos.

Tendo em vista essa dificuldade, a maneira mais clara de definir parâmetros para uma boa utilização do programa a fim de construir uma atitude participativa dos alunos pode ser atribuída aos preparativos para sua utilização.

Citemos aqui algumas fases e atitudes a serem desenvolvidas para a inserção dos alunos neste ambiente, que julguemos importantes para a sua implementação:

§  Introdução ao modelo wiki de desenvolvimento. Gerando debates e apresentações públicas sobre as funcionalidades e características básicas do ambiente, debates entre alunos, debates entre professores e alunos e debates entre professores e professores seriam muito bem vindos nessa etapa inicial do sistema;

§  Construção de textos coletivos, sem a utilização de ferramentas computacionais. Nesta atividade o educador pede a formulação de narrativas e argumentações de forma escrita por todos os alunos para um determinado tema. A atividade deve ser feita de maneira a conseguir um nível grande de resumo para cada trabalho realizado por cada aluno. Utiliza-se um mural os alunos poderão visualizar todos os pequenos trabalhos e assim poderem decidir como montar, a partir dos elementos disponíveis, uma reflexão sobre o tema abordado, elegendo alguns trabalhos e descartando outros.

§  Introdução ao funcionamento básico do sistema – para a boa edição dos conteúdos há uma necessidade de compreensão prévia dos métodos de edição do sistema wiki[9];

§  Introdução ao princípio de imparcialidades – na wikipedia, segundo este princípio, os artigos devem ser imparciais, ou seja, devem ser escritos numa forma com a qual ambos (ou todos) os lados envolvidos possam concordar com ele. Exercitar um princípio de imparcialidades não é coisa simples, mas é fundamental ao bom andamento de um sistema wiki escolar. Deve-se montar uma atividade em sala de aula, para debates orais ou escritos sobre o que é e como se deve atuar no princípio da imparcialidade[10].

 

2.3 Desenvolvimento de competências com wiki

Pensando–se a educação dentro do novo e conhecido paradigma entre o desenvolvimento de conhecimentos e de competências, o sistema wiki se torna presente à medida de poder contribuir para desenvolvimento dos dois campos.

O paradigma mais comum à educação e desenvolvimento para o século XXI apresenta-se na visão de um projeto pedagógico que varia seu foco central entre um modo aprofundamento de conhecimentos ou a perícia na sua implementação. Atualmente esta questão tem sido posta como fundamental, e sua freqüente resposta tem sido: -Ambos!

Para uma definição sucinta de um conceito de competência podemos exemplificar:

 

 “Competência é uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiando-se em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles” (PERRENOUD,pg 7)

 

Na utilização do sistemas wiki temos os dois lados, a competência e conhecimento, apresentados como fundamentais para a educação moderna atuando simultaneamente nas atividades escolares.

 

O sistema wiki como ferramenta de ensino pode ser utilizado no desenvolvimento geral tanto dos conteúdos quanto das competências. Neste caso, a construção de conteúdos gera a necessidade de uma competência para a análise daquilo que está previamente escrito na pagina original. Alterar um conteúdo é desenvolver um raciocínio crítico suficientemente grande para quantificar e qualificar as informações contidas numa página. O ato de corrigir, alterar e ampliar exige naturalmente um esforço para o ato de interpretar.

 

Dentre as principais competências válidas à educação enumeradas por PERRENOUD, podemos destacar algumas pertinentes ao sistema wiki:

-          analisar um texto e reconstruir as intenções do autor;

-          detectar uma falha no raciocínio de um interlocutor;

-          negociar e conduzir um projeto coletivo.

 

Mais importante que ‘macetes’ ou informações é aprender a aprender, é saber se virar sozinho, saber pensar por conta própria, tomar decisões, ter criatividade, raciocínio lógico e senso crítico bem dosado.(...) tanto faz se o profissional tem ou não um diploma de jornalista (para escrever em jornais ou revistas), de administrador de empresas (para gerir uma firma ou instituição pública)(...) pois o fundamental é a capacidade de iniciativa, de pesquisar, de se atualizar constantemente. (VESENTINI, 10)

 

3. A Escola nos sistemas wiki

É bastante estranho pensar nos sistemas wiki como um auxiliar de um único campo do conhecimento. A suas atividades sempre acabam por escapar do objetivo inicial de contorno de uma determinada e única disciplina. Mais cedo ou mais tarde o sistema terá conteúdos que pouco ou nada tem que ver com o ensino único e exclusivo de Geografia. O que trazemos aqui nestes textos é como pode ser aproveitada essa diversidade e assunto para a construção de conteúdos de Geografia.

3.1 A multiplicidade de assuntos da geografia

A Geografia por si só já é uma disciplina capaz de trazer assuntos bastante diversos para a explicações de seus fenômenos. Não é incomum um professor de Geografia utilizar-se de conceitos da química para explicar a gênese e composição de um solo e quais implicações essas características pedológicas tem sido importantes para o desenvolvimento de uma determinada sociedade e sua economia. Neste exemplo as disciplinas de química, geologia, geomorfologia e economia foram usadas, algumas com maior ou menor superficialidade para a explicação de um fenômeno geográfico: O desenvolvimento do espaço de determinada sociedade.

O que a proposta do uso de sistemas wiki no ensino de Geografia trás é a possibilidade de explorar esse potencial comum da Geografia em tratar de diversos assuntos para explicar os seus assuntos.

3.2 Base de dados inicial para os estudos de geografia

A base de dados inicial é uma condução possível ao trabalho do professor dentro da wiki. Toda a diversidade e seqüência de assuntos tratados mesmo não sendo passíveis de serem levados em uma linha delineada pelo professor podem ser influenciadas pela sua ação se a preparação de aulas seja feita com a criação de novos links vermelhos[11], ou mesmolinks azuis em situação de esboço.

A coleção de links vermelhos e azuis que o professor cria é a guia necessária para a condução de sua aula e seus conteúdos básicos a serem tratados.

A versatilidade dessa base de dados inicial tem um peso fundamental na formulação do projeto, pois a maneira como a colaboração se molda se baseará nas páginas prévias. Essas páginas mostram o esboço daquilo que o professor espera que se transforme a sua wiki escolar, mesmo que isso não seja seu resultado final. No seu primeiro contato com o sistema o aluno vai ter previamente  um modelo de qualidade de conteúdos, edição e imparcialidade, algo que seja um  referencial. É nesse ponto que a articulação do professor de Geografia ou de qualquer outra disciplina entra com maior ênfase.

A estrutura inicial não é uma amarra daquilo que será criado mas será a ferramenta de estímulo para os caminhos e condução dos conteúdos.

 

  

3. Utilização dos sistemas wiki frente aos mecanismos alienantes do ensino de geografia

3.1 Verbalismo

O verbalismo configura-se como um instrumento de alienação que provoca um desapego da realidade, que desconsidera as experiências vividas pelas crianças, cristalizando símbolos sem significação real. (GEBRAN, 2). E esse verbalismo é bastante comum em aulas demasiadamente expositórias e orais. Que não estimulam diretamente a atitude do aluno frente ao conhecimento.

O verbalismo está muito ligado a uma prática de memorização e repetição de "ditados" dos conceitos expostos pelo professor em sala de aula.

O sistema wiki pode ser um auxiliar contra o verbalismo, dando ao aluno a chance de um feedback daquilo que ele entende como conhecimento, daquilo que o professor espera ser aprendido e daquilo que nem professor nem aluno esperam que aconteça no processo educacional.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o aluno tem que ter plena consciência que não há nenhuma garantia sobre aquilo que foi exposto dentro de um sistema wiki.

Sim, o verbalismo pode ser reproduzido dentro da wiki. Um professor que tem uma prática docente voltada para a exposição oral distante da realidade pode muito bem impor aos seus alunos que aquilo que foi dito em sala de aula é uma verdade e por isso tem que ser reproduzida dentro do sistema. Também é verdade que tendo uma comunidade maior que aquela que reproduz uma condição verbalista dentro da wiki as chances daquilo que se tenha como verdade seja revisto e alterado é bem maior.

 

3.2 Formalismo

Ênfase às formas e não ao processo global, vivo, de dúvidas, de investigação, de criação, de crítica.(GEBRAN, 3).

Mecanismo bastante comum aos trabalhos escritos e cópias em caderno, que devem apresentar uma organização formal obrigatória. Essa forma obrigatória muitas vezes é aquilo que faz com que o aluno preocupe-se muito mais de como deve ser apresentado do que com aquilo que será apresentado.

Os sistemas wiki também têm maneiras de trabalhar formas de organizações de seus trabalhos. A diferença da organização wiki é que também ela é parte de discussão da comunidade wiki em torno do projeto. É a própria comunidade que define as maneiras como um ou outro artigo deve ser apresentado, classificado, formatado e organizado. Não cabendo exclusivamente ao gestor/autor daquele conceito inserido a incumbência de ordenar o trabalho. É bem possível que alunos tenham em outras disciplinas atividades muito mais produtivas em se preocupar com as formas dos artigos. Por exemplo, uma atividade de Língua portuguesa de detectar e corrigir os problemas ortográficos/gramaticais  e a forma de organização das redações escritas na wiki em todas as disciplinas.

3.3 Congelamento do real

Através desse mecanismo os professores além de ocultarem as diferentes facetas da realidade, apresentam-na como algo estático, pronto e acabado, como "algo já feito" e não em transformação. (GEBRAN, 3) Não há congelamento do real para um sistema wiki, isso é seu fundamento mais primordial. Tudo é atualizável e revisável. Nenhum conceito exibido está acima da capacidade interpretatória de seu leitor. Nada pode ser dado como fato final, é um conjunto de conceitos em explicita construção constante.

Essa é a maior fraqueza e força do sistema wiki. A possibilidade de trazer uma posição crítica de seu "leitor-editor".

Sim, é possível que uma wiki traga conteúdos ditos congelados. Em outras palavras, é possível que um professor seja capaz de escrever textos dentro do sistema e os tomar como base para diversas análises sem questionar a sua validade. Isso só seria possível se a comunidade usuária do sistema não tiver consciência daquilo que é construir e manter um sistema wiki. Nas discussões sobre o sistema e a posição da comunidade em relação ao sistema que o tornará livre da ameaça de um "congelamento do real".

3.4 Crime de lesa curiosidade

Este mecanismo, que representa na realidade a mutilação da curiosidade infantil e, conseqüentemente da consciência humana (...) representando um dos mecanismos mais sutis da educação alienante. (GEBRAN, 3)

A wiki pode intervir no desmantelamento do crime de lesa curiosidade que ocorre freqüentemente no ensino de Geografia. Em verdade a wiki não é uma solução direta em si para esse mecanismo. Mesmo professores experientes podem de alguma forma contribuir para o crime de lesa curiosidade, pois é necessário uma sensibilidade muito grande para perceber as necessidades e curiosidades trazidas pelos alunos. Muitas vezes, durante o ímpeto de querer expor um tema ou conduzir uma discussão o professor sente dificuldade de dar espaço para temas tão variados que podem surgir e atrapalhar o andamento de uma exposição. Numa pedagogia frontal isso é bastante comum.

A wiki, mesmo nesta pedagogia frontal e formal, pode ser uma boa ferramenta de auxílio contra o crime de lesa a curiosidade, pois tem um fator de estímulo a pesquisa. Para o professor seria um canal de comunicação entre as dúvidas (links vermelhos)  e as respostas (links azuis)  de todas a sorte de assuntos que seus alunos poderiam chegar a realizar. A dimensão do ambiente wiki, daria chance a uma possibilidade de uma pedagogia diferenciada. A ferramenta não é capaz de sozinha suscitar essa atividade em sala de aula, mas pode dar ao professor pistas sobre aquilo que seus alunos pensam, como se expressam e quais são suas curiosidades.

O estímulo que uma comunidade wiki pode gerar em torno das mentes dos alunos está muito mais ligado aquilo que eles conhecem e querem conhecer do que aquilo que eles sejam obrigados a saber.

 

4. Bibliografia

 

 

FREINET, C. As  invariantes  pedagógicas.  In:  Freinet, evolução  histórica  e  atualidades.

Princípio da Imparcialidade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Princ%C3%ADpio_da_imparcialidade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Aviso_geral

GEBRAN, Raimunda Abou. A Presença de mecanismos alienantes no ensino de Geografia no 1° Grau. Dissertação de Doutorado. FE/UNICAMP, Campinas, 1990.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

VESENTINI, José W. Ensino de Geografia no Século XXI. Belo Horizonte, Artigo periódico in Caderno de Geografia v. 6. n. 7, p.10.



[1]           Maiores detalhes no sítio http://www.gnu.org

[2]           Íntegra da licença no sítio http://www.gnu.org/copyleft/gpl.html

[3]           Íntegra da licença no sítio http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html

[4]           A Revista Veja fez um teste de vandalismo deliberado por seus editores no sistema Wikipedia para calcular o tempo de reposta da correção à pagina danificada. Não obtendo sucesso na sua tentativa de vandalismo e recebendo uma resposta rápida de correção, a revista tornou-se alvo de críticas por vários wikipedistas e usuários da enciclopédia. Dentre as frases mais criticadas pelos simpatizantes do sistema destaca-se:

            "Essa liberdade é também o maior defeito da Wikipedia, pois seus verbetes estão à mercê de ignorantes e mal-intencionados em geral" (Revista Veja, 26/01/2005 ed.1889 pg.92).

            Ora, exatamente a liberdade oferecida pelo sistema wiki foi capaz de corrigir o vandalismo deliberado criado pela revista.

[5]           http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Aviso_geral (13 de Maio de 2006)

[6]           Sistema capaz de disponibilizar páginas na web através do protocoloco de comunicação de dados HTTP. Dois sistemas são compatíveis com o software MediaWiki: APACHE (Software livre disponível para dowload em http://www.apache.org) ou Internet Information Service - IIS – Desenvolvido e comercializado pela empresa Microsoft ®.

[7]           Linguagem de programação voltada para o desenvolvimento de sistemas baseados em interfaces web.

[8]           Sistema de armazenamento de dados desenvolvido e disponibilizado como software livre pela empresa de nome MySQL no sítio http://www.mysql.com.

[9]           No sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Ajuda:Como_editar_uma_página há uma explicação detalhada das sintaxes e métodos de edição de páginas no sistema wiki.

[10]          Pode-se encontrar diversas discusões sobre o princípio de imparcialidade desenvolvido pela Wikipédia em http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Princ%C3%ADpio_da_imparcialidade.

[11]          Fundamento básico para o funcionamento de um wiki. Todo sistema wiki é dividido naquilo que se apelida de links vermelhos e links azuis. Sendo os links vermelhos responsáveis por trazer conteúdos ainda sem nenhuma edição, são assunto ainda por serem desenvolvidos e chamando a colaboração direta de seu primeiro editor. Já os links azuis são ligações de uma página a outra que contém conteúdos já desenvolvidos mas chamam a atenção de editores para sua expansão, atualização e correção.

{Variants}
Actions
Wikipress
Minha Wikipress
Ajuda